Sábado, 20 de abril de 2019
63984631128
Cultura

20/02/2019 ás 23h57

PortalMV

Porto Nacional / TO

Plano de Desenvolvimento Turístico é entregue ao Prefeito Joaquim Maia
O documento contém o planejamento do turismo local e aponta meios para assegurar o desenvolvimento sustentável e integrado.
Plano de Desenvolvimento Turístico é entregue ao Prefeito Joaquim Maia


O curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) - Campus Palmas, apresentou e entregou oficialmente o Plano de Desenvolvimento Turístico de Porto Nacional ao Prefeito Joaquim Maia e ao secretário Municipal da Cultura e do Turismo, Arnaldo Bahia.


O documento se insere como instrumento de planejamento do turismo local e busca, a partir de uma concepção metodológica, o desenvolvimento sustentável e integrado.


Resultado de um trabalho de pesquisa e verificações de campo, o Plano foi entregue durante solenidade com as participações do coordenador municipal do Turismo, André Aguiar, do coordenador da Cultura, Fábio Barbosa, do presidente da Agência de Turismo e Cultura do Estado do Tocantins, Tom Lyra, dos diretores dos Campi, Wendell Costa, de Palmas, e Edilson Leite, de Porto.


Foi convidada também para o evento, a professora de geografia da UFT/campus Porto, Drª Rosane Balsan, representando o “Roteiro Geoturístico de Porto Nacional”, um projeto de educação patrimonial desenvolvido por ela no Centro Histórico.


Diagnóstico


O prefeito Joaquim Maia recebeu o material encadernado que também será submetido à apreciação da comunidade portuense em audiência pública.


“Esse trabalho faz exatamente um diagnóstico da situação existente em Porto Nacional, das potencialidades que se tem de toda cadeia do turismo pra nossa cidade. Com esse diagnostico a gente vai ter a oportunidade de olhar pra frente e saber onde precisamos melhorar, de que maneira o Município precisa se organizar junto aos parceiros pra fazer com que essa cadeia turística seja cada vez potencializada”, enfatizou o prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia.


Para o secretário municipal da Cultura e do Turismo (Secult), o Plano servirá como base para ajudar a ter um direcionamento e eficácia quanto às ações realizadas pelo Município.


“O nosso objetivo agora é validar, fazermos uma audiência pública pra acharmos os caminhos necessários e explorar o que Porto Nacional tem de melhor, que é o seu centro-histórico, os atrativos naturais, como as praias e cachoeiras. Como esse mapeamento que foi feito com as cachoeiras, enfim, traçarmos ai um roteiro permanente de turismo”, enfatizou o secretário da Secult, Arnaldo Bahia.


O volume de dados coletados em campo é inédito haja vista que em Porto nunca se fez algo com essa dimensão, no sentido de inserir a cidade no interesse turístico.


Parceria


A professora Veruska Dutra, responsável pela disciplina de Desenvolvimento Turístico na qual o plano foi elaborado, ressalta que a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo foi fundamental para o desenvolvimento do diagnóstico. E que o plano é mais que um documento de intenções, pretende ser um instrumento que possa fomentar ações do turismo local, para fortalecer o Município como um destino turístico. 


“São 20 acadêmicos inseridos nesse trabalho, eles são do quarto período do curso, e tiveram apoio de mais quatro professores. É uma cidade que tem grande potencial para atrair pessoas”, frisou a professora.


“Através de pesquisa, trabalhos a campo, e entrevistas com a comunidade eles desenvolveram um plano de gestão para quatro anos, observando o que precisa para que ocorra o desenvolvimento no local. E o que falta agora pra ele sair do papel é ir pra última etapa, que é a validação do documento junto com a comunidade local”, explicou Veruska.

FONTE: Por Luciana Macedo/Secom Porto Nacional

Clique nas imagens abaixo para ampliar:
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados