Sábado, 20 de abril de 2019
63984631128
Educação

03/02/2019 ás 14h03 - atualizada em 05/02/2019 ás 01h08

PortalMV

Porto Nacional / TO

Brejinho de Nazaré sedia abertura de ano letivo da rede estadual nesta segunda, 04.
A solenidade ocorrerá no Colégio Estadual Padrão com a presença da Secretária Adriana Aguiar.
Brejinho de Nazaré sedia abertura de ano letivo da rede estadual nesta segunda, 04.

Cerca de 150 mil estudantes retornam às aulas nas 499 unidades escolares da rede estadual de ensino nesta segunda-feira, 4. A solenidade de abertura do ano letivo 2019 acontece no Colégio Estadual Padrão de Brejinho de Nazaré, às 7h30, com as presenças da secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, de autoridades e da comunidade local.


Para garantir que o início das aulas transcorra dentro da normalidade, a Seduc vem adotando diversas medidas. Todas as Diretorias Regionais de Educação (DREs) estão com representantes designados para coordenar o processo de volta às aulas e, por sua vez, já orientaram as unidades de ensino a adequar o cronograma, priorizando os dois primeiros dias de aula aos professores efetivos.  Neste ínterim, a Secretaria procederá com a contratação dos docentes necessários para suprir o déficit, conforme as reais necessidades de cada escola. Da mesma forma, já estão sendo tomadas as providências para suprir a demanda real de merendeiros e auxiliares de serviços gerais.


Vale destacar que, como parte da reforma empreendida pelo Governo do Estado, já foram adotadas  medidas como a suspensão das cessões de servidores do quadro da Seduc a outros órgãos e a Secretaria realizou reordenamento de matrículas, conforme já anunciado, para adequar a estrutura à demanda da rede estadual.  Outras ações já formalizadas englobam a designação de professores que atuavam em setores administrativos para retornarem à sala de aula. Partes destas medidas podem ser conferidas no Diário Oficial de quinta-feira, 31, onde consta a designação de 38 servidores e lotação de outros 13 em unidades escolares.


Como resultado das medidas, os estudos realizados pela Secretaria apontam, por exemplo, que, das 27 unidade escolares da rede estadual existes em Palmas, apenas duas necessitarão de contratos para atender à demanda real em sua oferta de ensino.


A expectativa positiva da comunidade escolar para este ano letivo pode ser medida pela preparação de professores e alunos de diversas unidades de ensino, que já estão realizando as ações tradicionais de volta às aulas.  Em Gurupi, o Centro de Ensino Médio Bom Jesus e o Cem Gurupi já realizaram, nessa sexta-feira, 1º de fevereiro,  o acolhimento dos servidores; e o Colégio da Polícia Militar de Palmas realizou sua atividade de acolhimento na quinta-feira, 31.   As demais escolas do fomento, por exemplo, também estão preparando o acolhimento dos estudantes e servidores para essa segunda-feira, com apoio de jovens egressos do modelo de escola integral de Pernambuco (PE).


Solenidade


O Colégio Estadual Padrão, em Brejinho de Nazaré, foi a unidade de ensino escolhida para a tradicional solenidade de volta às aulas na rede estadual de ensino. O Colégio é uma das 10 novas escolas estaduais contempladas com o programa de fomento do ensino médio integral em 2019. 


A ampliação do projeto ocorreu em função dos excelentes resultados do trabalho desenvolvido pelo Tocantins em 2018. Com isso, o estado passa a contar com 22 unidades de ensino médio nesta modalidade,  com capacidade para atender cerca de 6.668 estudantes em 14 municípios.


As referidas unidades são denominadas no Estado como Escolas Jovem em Ação e passam a receber investimentos em infraestrutura, formação e monitoramento. A iniciativa oferece ainda a flexibilização do currículo, desenvolvimento de ações condizentes com os interesses e contexto dos estudantes. Estão entre os diferenciais do modelo, o incentivo ao protagonismo juvenil, além da elaboração e acompanhamento do projeto de vida dos estudantes.

FONTE: Por Márcio Vieira/Secom-TO

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

0 comentários

Veja também
Facebook
© Copyright 2019 :: Todos os direitos reservados