sábado ,19 agosto 2017
Página Inicial / Destaques / Comissão do Reordenamento do Estado realizará debates quinta e sexta em Gurupi e Porto Nacional.

Comissão do Reordenamento do Estado realizará debates quinta e sexta em Gurupi e Porto Nacional.

Depois do sucesso que foi a primeira reunião itinerante, realizada em Palmas, dia 12 de junho, com forte participação da sociedade civil organizada nos debates das temáticas, a Comissão Especial de Estudo para o Novo Ordenamento Econômico, Administrativo, Social e Político do Tocantins (Cenovo) da Assembleia Legislativa, leva as discussões para a cidade de Gurupi e Porto Nacional. Os debates acontecerão na sede do campus I do Centro Universitário Unirg, a partir das 14 horas, desta quinta-feira, dia 22. Já na sexta-feira, dia 23, a Cenovo estará em Porto Nacional promovendo debates  no auditório do campus da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Um grande público é esperado nestas duas reuniões itinerantes para dar continuidade à proposta da comissão de envolver as diversas regiões nas discussões. O presidente da Cenovo, deputado Paulo Mourão (PT) tem defendido a participação da cidadania nos encontros, como forma de contribuir com os resultados. “É a participação cidadã quem vai garantir que as mudanças almejadas pela sociedade tocantinense sejam efetivadas”, destaca.

A proposta da comissão é debater com os segmentos da sociedade, instituições, universidades, federações, sindicatos como enfrentar os problemas do Estado, apontando soluções para promover políticas eficientes e práticas. Uma das metas é dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) em dez anos e fazer a retomada da confiança em um Estado eficiente. As ações ainda devem promover a redução das desigualdades sociais, o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, educação, saúde, segurança pública, cadeias produtivas e sustentabilidade ambiental.

Para garantir que as propostas da Cenovo serão realmente colocadas em prática, os deputados deverão garantir recursos já no orçamento de 2018. Segundo Paulo Mourão, o debate pretende apresentar um novo projeto de desenvolvimento do Estado aos parlamentares a fim de subsidiar a Assembleia na elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

A Cenovo é presidida pelo deputado Paulo Mourão (PT), tendo como vice, o deputado Valdemar Júnor (PMDB), e membros efetivos os deputados Alan Barbiero (PSB), Solange Duailibe (PR) e Osires Damaso (PSC).

INSCRIÇÕES

 Os participantes terão direito a certificado de 6 horas, desde que façam a inscrição pelo site. Os participantes de Gurupi devem se inscrever no link:  https://goo.gl/FUoqcR. Já os de Porto devem se inscrever no link:https://goo.gl/etvYYN

ENTENDENDO A CENOVO

A Cenovo é uma comissão da Assembleia criada para debater os gargalos do desenvolvimento do Estado e pretende discutir soluções com a sociedade. Durante as sessões itinerantes, neste mês de junho, a Cenovo vai percorrer, além de Palmas, as cidades de Gurupi, no dia 22; Porto Nacional, dia 23; Araguaína, dia 29; e Augustinópolis, dia 30. 

A dinâmica das sessões segue uma interação ampliada no primeiro momento e em seguida os presentes se dirigem à uma das cinco temáticas em discussão pela Cenovo: I) Política de Desenvolvimento, Projetos Estruturantes de Investimentos. Cadeias produtivas e Sustentabilidade Ambiental; II) Política Fiscal, Tributária, de Pessoal e Previdenciária; III) Política de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação e Cultura empreendedora; IV) Política de Segurança Pública, Defesa e Inclusão Social; V) Política de Saúde e Bem Estar. Ao fim de cada debate regional é feito um relatório, sendo que um relatório final será emitido ao término de todas as discussões. Este irá conter um diagnóstico competitivo do Tocantins. 

Da Ascom/Deputado Paulo Mourão

Sobre Portal MV

Jornal Digital de Porto Nacional, Tocantins. Criado em 2014, pelo jornalista e apresentador de Rádio e Tv, Aurivan Lacerda, para ser a extensão do seu programa MICROFONE VERDADE, na Internet.

Você pode Gostar de:

MISS TOCANTINS 2017 00

Jovem de Dueré representará o Tocantins no Miss Brasil 2017.

Acontece neste sábado, 19, em Ilhabela, litoral paulista, o Miss Brasil Be Emotion. O concurso, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *