sábado ,19 agosto 2017
Página Inicial / Cultura / Artesanato tocantinense chega à Bélgica.

Artesanato tocantinense chega à Bélgica.

Na cidade de Dianópolis, distante 350km de Palmas, está localizada a Associação Dianopolina de Artesões, fundada em 2001 e conta hoje com 10 associados. Reconhecida pelas suas belezas naturais e pelo turismo de aventura, Dianópolis também tem em suas veredas a riqueza única que é o capim dourado.

Dentre as artesãs, destaque para Eliene Bispo Cantuária, que iniciou timidamente o seu trabalho, embalado apenas pelo desejo de oferecer uma qualidade de vida melhor para a família, onde as artesãs se uniram, e escolheram como líder do grupo a colega Eliene. “Comecei na associação como presidente e não foi fácil. Eu tinha saído de uma depressão, não tínhamos parcerias, e poucos sabiam da existência de capim dourado em nossa região. As vendas eram poucas e muitos artesões saíram da associação por não acreditarem que o artesanato poderia melhorar a renda familiar”, lembra a artesã Eliene.

 Na busca de apoio, a associação bateu nas portas do Sebrae e foi correspondida com a oferta de consultorias, oficinas, cursos, participação em missão técnica, oportunizando ainda a divulgação do artesanato da região, conquistando assim novos clientes.ARTESANATO

Com o conhecimento adquirido e o suporte técnico do Sebrae o artesanato em Dianópolis ganhou o mundo, é, o mundo mesmo. A presidente da associação declara que “fazer as feiras fora do Estado é fundamental para o sucesso, pois já temos clientes fixos em São Paulo, Belo Horizonte Mato Grosso do Sul e agora já enviamos a segunda remessa de peças para a Bélgica, pois acreditem, para a Bélgica”.

 Este destaque do artesanato de Dianópolis pode ser visto na satisfação de cada artesã em fazer parte da associação e perceber como o seu trabalho é rico em arte, associado a cultura regional.

Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemann, “o artesanato do Tocantins evoluiu muito nos últimos anos, nos quesitos qualidade, design e inovação. A tendência é que a gestão dos grupos produtivos de artesanato também acompanham esse crescimento, uma vez que muitos já vivem exclusivamente da atividade”.

Ascom/Sebrae

Sobre Portal MV

Jornal Digital de Porto Nacional, Tocantins. Criado em 2014, pelo jornalista e apresentador de Rádio e Tv, Aurivan Lacerda, para ser a extensão do seu programa MICROFONE VERDADE, na Internet.

Você pode Gostar de:

SHOW FERNANDINHO EM PORTO 01

Show de Fernandinho movimentará programação do dia do evangélico em Porto Nacional.

Como parte do calendário cultural de Porto Nacional, o Dia do Evangélico será celebrado no …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *