sábado ,19 agosto 2017
Página Inicial / Destaques / Agosto Dourado tem programação no Tia Dedé para conscientizar sobre aleitamento materno.

Agosto Dourado tem programação no Tia Dedé para conscientizar sobre aleitamento materno.

Em comemoração a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), o hospital Materno Infantil Tia Dedé, em Porto Nacional, realiza, durante o mês de agosto, programação com o tema “Proteger a Amamentação: Sem conflitos de interesse”. A abertura oficial aconteceu no dia 04 de agosto, com palestra sobre a “Importância da parceria do Hospital de Urgência e Emergência e Postos de Saúde da Família com ações estratégicas a fim de proteger a Amamentação” para puérperas e acompanhantes do hospital, profissionais de saúde do Tia Dedé e dos postos de saúde de Porto Nacional.

Segundo a coordenadora do Banco de Leite Humano do Dona Regina, Walkíria Pinheiro “o Agosto Dourado é importante para obter maior visibilidade da sociedade para essa causa, intensificar as ações que já realizamos no ano inteiro e mobilizar a sociedade para a causa. É importante lembrar que a mãe amamenta sozinha, mas necessita do apoio de todos para que tudo dê certo. É importante divulgar a promoção à proteção e o apoio para essa causa”, comentou.

Ainda segundo a coordenadora o leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês, favorecendo uma série de benefícios essenciais para a vida do recém-nascido como o fortalecimento da imunidade, diminuição dos riscos a alergias e combate a anemia.

Mobilização

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), no Brasil, 41% das mães amamentam exclusivamente até os seis meses – dobro da taxa registrada nos EUA, Reino Unido e China. “O leite materno é considerado o melhor alimento para os bebês, favorecendo uma série de benefícios essenciais para a vida do recém-nascido como o fortalecimento da imunidade, diminuição dos riscos a alergias e combate a anemia, defende o MS”.

Diante dessa realidade o Comitê Amigo da Criança e da Mulher do Hospital Materno Infantil Tia Dedé criou uma estratégia de mobilização social em parceria com a SEMUS de Porto Nacional que contribui para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno com a Semana Mundial da Amamentação, de 1° a 7 de agosto, e também o Agosto Dourado, pois simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. O Hospital Materno Infantil atende a população do município de Porto Nacional e os municípios da região de saúde Amor-perfeito.

Segunda a Diretora Geral Edith Aires, desde início da sua gestão em 2015 o incentivo ao Aleitamento Materno tornou-se prioridade, “tendo em vista a implantação do Posto de coleta de Leite Humano, que vem funcionando com sucesso em parceria com o Banco de Leite Humano do Hospital Dona Regina”, pontuou.

AGOSTO DOURA NO TIA DEDE PORTO NACIONAL 01

Agosto Dourado

O “Agosto Dourado” é o mês que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, reforça a importância do ato de amamentar e tem promovido palestras nas Unidades Básicas de Saúde e hospitais públicos do Estado, cursos de aleitamento materno na maternidade Dona Regina e encontros para intensificar as ações no Estado.

O mês de agosto foi transformado no mês do Aleitamento Materno em decorrência do Projeto de Lei (PLC) 24/2017 de autoria da deputada Dulce Miranda. Pelo projeto, ao longo do mês de agosto deverão ser intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno.  No dia 1º de agosto também se iniciou a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) que segue até o próximo dia 7, com o tema “Todos juntos pela amamentação! Amamentar, ninguém pode fazer por você todos podem fazer juntos com você”.

Programação

Nos Dias 11, 18 e 25/08:

10h – Palestra sobre a importância do aleitamento materno e cuidados pré e pós natal. Palestrante: Dra. Fabiana Martins

10h40 – Palestra sobre o Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Tia Dedé. Palestrante: a Responsável Técnica do PCLH, a Enfermeira Cheyla Rodrigues e equipe.

Público-alvo: Puérperas e acompanhantes do hospital; Profissionais de Saúde do Tia Dedé e dos Postos de Saúde de Porto Nacional

Local: Auditório do Tia Dedé

Sobre Portal MV

Jornal Digital de Porto Nacional, Tocantins. Criado em 2014, pelo jornalista e apresentador de Rádio e Tv, Aurivan Lacerda, para ser a extensão do seu programa MICROFONE VERDADE, na Internet.

Você pode Gostar de:

MISS TOCANTINS 2017 00

Jovem de Dueré representará o Tocantins no Miss Brasil 2017.

Acontece neste sábado, 19, em Ilhabela, litoral paulista, o Miss Brasil Be Emotion. O concurso, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *