quinta-feira ,24 agosto 2017
Página Inicial / Saúde / Acolhe Sus reunirá gestores para fortalecimento da saúde no estado.

Acolhe Sus reunirá gestores para fortalecimento da saúde no estado.

Com o tema “Somos todos Gestores – Juntos e integrados no fortalecimento do SUS no Tocantins”, acontece nos dias 20 e 21 deste mês, no auditório do Palácio Araguaia, o Acolhe SUS, evento realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems/TO) e colaboração da Organização Pan- Americana de Saúde (Opas), Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) e Conselho Estadual de Saúde (CES).

ACOLHE SUS 01
Secretário Musafir presidirá encontro.

O Acolhe SUS tem como objetivo promover a integração entre os gestores municipais, estadual e Ministério da Saúde, bem como a divulgação de informações acerca da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), regionalização, financiamento e Redes de Atenção à Saúde para benefício dos usuários do SUS. 

Contando com a presença do secretário executivo do Ministério da Saúde, Antônio Carlos Figueiredo Nardi, e do presidente do Conasems, Mauro Guimarães Junqueira, que vai palestrar sobre o tema “Somos todos Gestores”, o evento já tem confirmada a participação de 138 municípios tocantinenses. As inscrições para o evento continuam abertas e podem ser feitas no site da Secretaria de Saúde (www.saude.to.gov.br).

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, este será um momento importante para todos os gestores. “É uma ocasião de ouvirmos as demandas, auxiliarmos e buscarmos alinhar junto aos municípios a melhor forma de otimizarmos as ações do SUS, com foco no paciente que, sem dúvida, será o maior beneficiado”, afirmou. 

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins, Vânio Rodrigues, destacou que o evento “vai despertar nos novos gestores a necessidade de arranjos organizativos para o financiamento do SUS, aprimorando a utilização dos recursos financeiros disponíveis e observando a importância da gestão do SUS de forma solidária e cooperativa”.

Na ocasião serão distribuídos materiais do Conasems e um manual de orientação do Tocantins, elaborado por técnicos, para que os secretários desenvolvam uma relação mais integrada com a Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde. 

Programação Prévia (Ainda Sujeita a Alteração)

20 de fevereiro – TARDE

13h 30– Credenciamento

14h- Mesa: A Rede de Atenção à Saúde como estratégia de organização dos serviços de saúde

Coordenador: Daniel B. Zemuner – Apoiador da Rede Cegonha e Rede de Urgência e Emergência.

-A Atenção Primária como ordenadora da Rede de  Atenção à Saúde  – Gilian Cristina Barbosa –Diretora da Atenção Primaria –  SES/TO

-Território atuante: Importância da Vigilância em Saúde para qualificação das ações, dos serviços e da gestão do sistema  – Liliana Rosicler Fava – Superintendente de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde –  SES/TO

-A Regionalização no Tocantins – Carlos Felinto – Superintendente de Políticas de Atenção à Saúde

-Consórcios em saúde: uma possibilidade de implementar os serviços de forma regionalizada – Luiza Regina  – Superintendente de Planejamento

-Contextualização das redes temáticas no Estado do Tocantins – Paola Cabral Grande Kreuscher -SPAS/DAE/GASPD SES/TO 

-Compatibilização dos Instrumentos de Planejamento para a Gestão do SUS com os Instrumentos de Planejamento Governamental Geral –  Mísia Saldanha – Diretora de Instrumentos de Planejamento para a Gestão do SUS- SES/TO

17h– Debate

17h 40– Informes

-Saneamento Básico e Ambiental e Controle Social – Selestina Delmundes Bezerra / Superintendente Estadual substituta da FUNASA

-Estruturação do Conselho de Saúde – Juliano do Vale / Presidente do Conselho Estadual do Tocantins

 18h às 19h– Intervalo 

 19h- Abertura Oficial – NOITE

19h10– Apresentação Cultural  

19h20– Vídeo educativo: Febre Amarela

19h25– Composição da Mesa de Abertura 

19h 55– Assinatura do Termo de Cooperação entre o Estado do Tocantins e Organização Pan Americana de Saúde – OPAS.

20h– Seminário de Abertura: “Somos todos Gestores: Juntos e integrados no fortalecimento do SUS no Tocantins”.

Palestrante: Mauro Guimarães Junqueira – Presidente do CONASEMS.

20h30– Debate

Mediador: Joaquim Molina – Representante da OPAS/OMS no Brasil 

Debatedores:

 – Vânio Rodrigues de Souza  – Presidente do COSEMS/TO

– Marcos E. Musafir – Secretário de Estado da Saúde – SES/TO

 -Antônio Carlos Figueiredo Nardi – Secretário Executivo do Ministério da Saúde – MS 

21 de fevereiro – MANHÃ – Atividades simultâneas 

08h30– Apresentação das atividades a serem desenvolvidas simultaneamente no período da manhã.

Atividade 1- Relato de experiência: Auditório do Palácio Araguaia. 

Coordenadora: Liliana Rosicler Fava – Superintendente de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde – SES/TO

Mediador: Diego Gonzales – Diretor da BIREME OPAS/OMS  

09h–  Experiência exitosa 1:  Sala Estadual de Enfrentamento ao Aedes – Evesson Farias de Oliveira /Gerente Técnico das Arboviroses.

09h30– Experiência exitosa 2:  A imunização como eixo de trabalho da Atenção Primária: experiência exitosa de Brasilândia  – Francisco da Chagas Teixeira Neto/Coordenador Municipal da Atenção Primária em Saúde.

10h– Experiência exitosa 3:  A experiência do município de Xambioá no combate ao Aedes – Vanderlan Carvalho do Nascimento – Coordenador de Endemias de Xambioá.

10h30– Experiência exitosa 4:  Programa de Melhoria do Acesso e Qualidade do Atendimento na Atenção Básica: uma experiência de gestão em Sítio Novo do Tocantins – Rosemeire Vieira Pereira Aquino, enfermeira no município de São Miguel  do Tocantins.

11h– Experiência exitosa 5:  Contribuições do Programa Mais médicos no Estado do Tocantins – Diretora da Atenção Primaria –  SES/TO

11h30– Debate

 Atividade 2-  Visita ao Integra Saúde,  na sede da Secretaria de Estado da Saúde.

09h- Equipe 1: 

Secretários de Saúde da Região do Bico do Papagaio e da Região Amor Perfeito;

09h45-  Equipe 2: 

Secretários de Saúde da Região Cerrado Tocantins Araguaia e da Região Capim Dourado;

10h30 – Equipe 3: 

Secretários de Saúde da Região Médio Norte Araguaia da Região Cantão;

11h15-  Equipe 4: 

Secretários de Saúde da Região Sudeste da Região Ilha do Bananal;

 Atividade 3- Acolhimento aos gestores pelas Superintendências da SES – atendimento com orientações no Hall do Palácio Araguaia. 

09h às 12h. 

Superintendência de Planejamento

Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde

Superintendência de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde

Superintendência de Gestão Profissional e Educação na Saúde

Superintendência Executiva do Fundo Estadual de Saúde

12h às 13h30- Intervalo – TARDE

14h- Mesa Redonda: Interface do trabalho entre a Vigilância em Saúde e Atenção Primária em situações prioritárias.

Coordenadora da mesa: Marleide Aurélio da Silva – Assistente Social, Sanitarista e Especialista em Planejamento/ SUPLAN/SES-TO.

Temáticas:

13h30
Arboviroses: um desafio para a Vigilância e Atenção Primária no Tocantins.  Mary Ruth Batista Glória Maia – Diretora de Vigilância Epidemiológica de Doenças Vetoriais e Zoonoses

 13h50 
A contribuição da vigilância para o enfrentamento da sífilis na atenção primária.  Adele Schwartz Benzaken – Médica Sanitarista / Diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle de IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais – Ministério da Saúde.

 14h1
Imunização: integração no processo de trabalho diário entre Atenção primaria e vigilância em saúde no controle das doenças imunopreveníveis.  Ernesto Isaac Montenegro Renoiner – Enfermeiro/ Consultor técnico do Programa Nacional de Imunização /SVS – Ministério da Saúde

  14h30 
Integração da vigilância em saúde e Atenção Básica para eliminação da Hanseníase como problema de saúde pública.  Carmelita Ribeiro Filha -Fisioterapeuta / Coordenadora-Geral de Hanseníase e Doenças em Eliminação – Ministério da Saúde

14h5
PMAQ: ferramenta para Avaliação e Melhoria da Atenção Básica – Gilian Cristina Barbosa – Diretora de Atenção Primaria/ SES – TO.

 15h10 
Prontuário Eletrônico: Qualificando a Gestão da Informação na Atenção Básica- Iatagan de Araújo Barbosa Gerente de áreas estratégicas e Cuidados Primários /DAP/SES-TO.

 15h30- Debate 

 16h- Encerramento

Ascom/Sesau

Sobre Portal MV

Jornal Digital de Porto Nacional, Tocantins. Criado em 2014, pelo jornalista e apresentador de Rádio e Tv, Aurivan Lacerda, para ser a extensão do seu programa MICROFONE VERDADE, na Internet.

Você pode Gostar de:

LUPUS

Justiça bloqueia R$ 13,8 mil do Estado para garantir tratamento de paciente com Lúpus.

O Ministério Público Estadual (MPE) obteve na Justiça o bloqueio de R$ 13.849,86 das contas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *